terça-feira, 5 de julho de 2016

representação e experiência presencial

Um dos motivos de grande preocupação do século XXI é como a mídias digitais se inserem na vida da humanidade, atrapalhando ou ampliando ainda mais as experiências e vivências pessoais e coletivas. Em um primeiro momento, devemos considerar que a concepção de espaço é muito abstrata e não há uma forma correta de defini-lo. Mas, de alguma forma, quando se trata do seu uso, as diferenças entre a representação e experiência presencial de um local são marcantes, mesmo sendo semelhantes e distintas. 

Durante a utilização do Street View, programa do Google que explora lugares em diferentes ângulos e escalas, para visualizar os arredores do Parque Municipal de Belo Horizonte, e durante a visita e a percepção presencial do local, pude perceber que as diferenças entre ambos vão além de uma barreira digital e física imposta nessa nova era tecnológica: os sentidos humanos são afetados, tanto o olfato; o paladar; a visão; a audição; o tato. Isso é marcante quando se trata, por exemplo, da dimensão dos elementos espaciais: ela não é perceptível da mesma forma no aplicativo e na realidade. Outros exemplos são o barulho do trânsito, das pessoas, da movimentação e da sua natureza; os odores do espaço; a sua temperatura; o seu clima; o seu corpo. Isso tudo se dá no nível do uso do espaço, feito pelas pessoas, diferentemente do que ocorre através da visualização nos computadores.

Além de tudo, há o tempo. O tempo é um fator fundamental que pode diferenciar os dois assuntos tratados. O tempo em que ocorre as interações no local não é o mesmo da representação. A representação não ocorre a todo instante, não captura o que acontece em todo segundo, em toda e qualquer fração de tempo em que multi-eventos humanos e naturais são espalhados pelo espaço.

Tanto o tempo, quanto o uso e tendo em conta as definições de Cassirer sobre o espaço: o espaço orgânico, o espaço perceptível e o espaço representativo, há um leque de fatores analisáveis que diferenciam a experiência presencial de sua representação, como o que foi discutido até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário