A partir de referências e investigação própria, os projetos escolhidos para o seminário de interação foram "Sandbox", de Rafael Lozano-Hemmer, e "Friendly Twist", da Coca-Cola.
Rafael Lozano-Hemmer, "Sandbox, Relational Architecture 17", 2010.
A partir de projeções e em busca de uma interação maior entre as pessoas considerando as mídias digitais, essa obra consiste em uma caixa de areia como base e a projeção de movimentos que ocorrem em sua superfície em um espaço da praia. Os resultados projetos na areia da praia são positivos em relação à questão da interatividade entre as pessoas, visto que os participantes realmente interagem com a interface criada, com movimentos corporais diversos e objetos, utilizando o espaço como um todo. Além de tudo, é interessante perceber que a surpresa e o empenho na brincadeira vêm dos dois lados, tanto da caixa de areia onde os movimentos das mãos são criados, quanto das pessoas na praia, pois são movimentos indeterminados que ocorrem de ambos os lados, sendo que um lado necessita do outro para funcionar.
Coca-Cola, "Friendly Twist", 2014.
Visando a promoção da interação entre as pessoas considerando um ambiente novo, como a faculdade, a Coca-Cola lança um sistema de encaixe em sua tampa de garrafa que só pode ser aberta quando conectada e rotacionada com outra garrafa da bebida. Dessa forma, são necessárias duas pessoas para que a garrafa seja aberta, provando que o grau de abertura do projeto é limitado e sua duração de interação bastante curta (depois que as pessoas conseguem abrir suas garrafas, elas geralmente não continuam a interagir, com muitas exceções, claro), mostrando assim uma finalidade bem pontual do projeto, caindo na armadilha da lógica finalística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário