Durante algum tempo no curso fui responsável a criar um objeto, tendo em vista a interatividade como principal foco do projeto. Para isso, me baseei nas ideias do filósofo Vilém Flusser acerca das lógicas causalísticas, finalísticas e programática, e como isso pode afetar o processo de criação, não esquecendo o debate da interação nesse meio. Com isso e pensando nas propostas de interação reativa, proativa e dialógica, cheguei a um resultado, após repensado e refeito o projeto diversas vezes.
O objeto em questão traz uma mistura de molas malucas que se encontram no centro, com suas extremidades abertas em todas as direções possíveis. É um objeto bastante maleável e potencialmente interativo, pois além de não possuir uma forma única, suas cores e formas são chamativas e apresentam até um caráter lúdico. Além de tudo, fios condutores de energia para a criação de um circuito elétrico foram enrolados sobre a forma circular das molas coloridas. Lâmpadas de LEDs pequenas foram instaladas nesses fios, onde se encontram também sensores de movimentos dispersos nos interiores dessas molas e suas baterias, no centro do objeto interativo.
As LEDs foram dispostas no centro das molas, uma mistura de cores que enriquece visualmente a interação. Vale novamente ressaltar que como as molas são abertas para todos os lados, o reflexo das LEDs será visível por todos os lados, o que faz com que a luz atravesse o ambiente em todas direções, e é possível em um ambiente totalmente escuro ver os 360º do espaço preenchidos por luz (também depende da quantidade de luzes LEDs presentes e do tamanho do local em que ocorrerá a brincadeira).
No plano em que as luzes são refletidas é possível ver a mistura das cores e das formas das molas em conjunto com o reflexo de partes do corpo e de outros objetos que estejam no local.
Vídeo da interação (vídeo final):
O vídeo destaca os outputs luminosos ao usar um ambiente mais escuro na filmagem. Há porém o fato da câmera mecher muito o que prejudica o vídeo.
ResponderExcluirO vídeo dá bastante ênfase nas luzes do objeto e na interação com o indivíduo. A câmera em constante movimento junto da música promove um clima de frenética e intensa animação e dificulta o entendimento do objeto em si fazendo-nos focar nos jogos de luzes e no som.
ResponderExcluir